Adriano Arrué Melo

Preço da soja segue em queda

O preço da soja segue em queda, ficando próximo de R$ 110 a saca nos últimos dias. O cenário externo explica o que vem ocorrendo, afinal, embora a perspectiva da produção brasileira seja a redução de cerca de 2% em relação ao ano passado, a produção Argentina deve ser o dobro da safra 2022/23, quando o fenômeno La Niña prejudicou a produtividade no país vizinho.



Crescimento do estoque mundial
Além do aumento da produção na Argentina, outros países da América Latina também têm previsão de produzir mais soja. Dessa maneira, o último relatório emitido pelo USDA cita um aumento de 12% nos estoques mundiais da soja, tudo isso somado a menor demanda chinesa, tem pressionado o preço em Chicago, onde o preço da soja realmente é definido.


Chuva de milhões!
Na agricultura, sempre temos aqueles momentos em que uma chuva é a diferença de vários sacos na lavoura. Um exemplo prático é a chuva de cerca de 50 mm que ocorreu em Santa Maria e algumas cidades da região no dia 4 de fevereiro. Já fazia quase 20 dias que não tínhamos chuvas na região, portanto, era fundamental que voltasse a chover.


Sanidade das lavouras de soja
O alerta que fizemos semanas atrás sobre o aumento da ferrugem no Rio Grande do Sul segue sendo importante. Portanto, precisamos tomar cuidado para evitar perdas na cultura da soja pelo avanço da ferrugem nas lavouras, afinal a nossa região segue sendo uma das poucas do RS com alerta vermelho para essa doença.


Monitoramento de lagartas e percevejos
Ao contrário das doenças da soja que o controle deve ser aplicado preventivamente, a aplicação de inseticidas deve ser realizada com base na sua real necessidade. Dessa maneira, é importante a amostragem nas lavouras para verificação das populações dos insetos-praga, buscando otimizar a utilização dos inseticidas na cultura.


Brusone em arroz
A doença mais agressiva da cultura do arroz é a brusone, uma velha conhecida dos orizicultores gaúchos. As condições climáticas deste ano têm favorecido seu aparecimento. Esse é um patógeno que tem necessidade de água livre para o seu desenvolvimento, por isso, as temperaturas noturnas amenas que tivemos semanas atrás foram ideais para que a doença aumentasse sua ocorrência.


Melancia
Um fato que deve ter chamado atenção dos consumidores é o valor da melancia. Normalmente, nesta época, já temos uma alta disponibilidade do produto na região e o preço costuma cair. Entretanto, devido às condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de doenças fúngicas, a produção foi prejudicada, resultando na diminuição da oferta do produto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Abertura da colheita do arroz Anterior

Abertura da colheita do arroz

Cuidados com a ferrugem na soja! Próximo

Cuidados com a ferrugem na soja!